Deformidades congênitas tipo orelhas proeminentes são um elemento de grande desconforto estético. Muitas vezes, seus portadores são alvo de repreenda social , bulling e apelidos indesejáveis. Geralmente estes eventos se dão na pré-escola, com cerca de seis anos, idade em que a criança pode se submeter ao procedimento cirúrgico.
Ao exame físico, podemos perceber apagamento da anti-hélix, hipertrofia de conchas, aumento de ângulos cefalo – conchal principlamente. Deformidades de lóbulo tambem podem ser tratadas .
A otoplastia, tem como objetivo revisar a anatomia local , reduzindo angulações, refazendo estruturas apagadas e tratando excessos.
Nossa busca é maximizar o ganho estético pela alteração da forma e da proporção. É manter este segmento anatômico em harmonia com a face tratada.
No ato cirúrgico, o médico faz o acesso na parte posterior da orelha, na dobra natural da pele. Por este acesso posterior, fazemos toda manipulação cirúrgica. A cicatriz é imperceptível, já que fica escondida atrás da orelha.
Anestesia local e sedação ou anestesia geral são costumazes para este tipo de cirurgia.