Procedimentos estéticos

TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica é uma neurotoxina, um medicamento neuromodulador. Para fins terapêuticos, é utilizada uma forma purificada da tbA a partir da cultura da bactéria Clostriduim botulinum. É utilizada impedindo a liberação de uma substância chamada acetilcolina,e como resultado o músculo não recebe mensagem para contrair.

Assim, limitamos a contração muscular, e a partir desta propriedade podemos limitar a ação do músculo alvo ou parte dele. A esta propriedade chamamos miomodulação. O controle da ação muscular se dá mais no sentido do lift, potencializando os complexos elevadores e reduzindo ou limitando a ação dos complexos elevadores. Em casos de rugas dinâmicas, as rugas ativadas pela mímica, podemos realizar a redução da atividade local  

No Brasil, temos sete marcas de toxinas sendo comercializadas. Entretanto os produtos biológicos não são iguais, e as marcas não são intercambiáveis entre si.

A ação se inicia entre 3 e 5 dias após a aplicação, sendo seu pico de ação cerca de 15 dias após a aplicação. O resultado do tratamento com toxina não é permanente. O efeito terapêutico varia de paciente para paciente, sendo em média de 4 a 6 meses. Gradualmente, os músculos voltam a se contrair, de modo que a reaplicação de toxina é indicada após este período.

Este tratamento geralmente compõe a primeira prioridade nos planos de gerenciamento do envelhecimento. Prioritariamente aos fillers e aos bioestimiladores, a toxina pode ser usada de forma profilática em pacientes acima de 25 anos.

É o tratamento estético mais realizado no mundo. Entretanto, por suas propriedades neuromoduladoras , seu uso terapêutico pode ser ampliado para casos de distonias , espasticidades, estrabismos, hiperhidroses.